UM CANTO PARA A VIDA
A figura de Jerzy Grotowsky foi um marco central no mundo do Teatro, pela abordagem teórica visionária, pela investigação experimental sobre o actor e pelo incomum percurso que preconizou. Actualmente, ele inspira muita da experiência teatral moderna do Ocidente. A sua ligação ao trabalho centrado na fisicalidade delineou-se, desde logo, nesse foco de transformação do Teatro que foi a experiência do Teatr Laboratorium, na Polónia dos anos 70 e 80.
Zygmunt Molik (1930-2010), enquanto co-fundador do Teatr Laboriatorium, foi actor, investigador e formador neste singular núcleo teatral. Enquanto responsável pelo training vocal do grupo começou a desenvolver o seu sistema de exploração do Corpo na sua ligação à Voz.
Após 25 anos de trabalho conjunto com Grotowski e seus pares, Zygmunt Molik, depois da dissolução do Teatr Laboratorium, continua a desenvolver a sua investigação e pedagogia. A sua obra, a partir de intensas formações, estendeu-se a vários pontos do planeta, inspirando numerosas pessoas.
"O ensinamento de Zygmunt Molik é reconhecido, respeitado e admirado nos quatro cantos do mundo. O seu extraordinário conhecimento do corpo e da voz, o seu imenso saber e saber-fazer, a sua experiência prática de mais de 50 anos e a sua distinta forma de relação com o outro, fazem dele, nesta “Ciência da voz”, um Mestre. O trabalho com Zygmunt Molik foi para mim um laboratório excecional, um espaço de estudo, de recolhimento profundo e de sinceras alegrias. Ele ofereceu-me um CANTO para a VIDA."
Em Paris, no ano de 1992, Jorge Parente encontra pela primeira vez Zygmunt Molik. A partir desse encontro “com um homem marcante”, nasce uma particular relação entre mestre e discípulo. Durante 18 anos, Jorge aprende com Molik; passa de aluno a assistente, para depois se tornar o sucessor na transmissão do seu método de Corpo e Voz.
Em 2008, Giuliano Campo, associado ao British Grotowski Project da Universidade de Kent (GB), realiza uma série de entrevistas com Zygmunt Molik que irão compor o corpo do livro “Zygmunt Molik’s Voice and Body work” editado pela Routledge. O livro foi traduzido em 2011 para português pela editora brasileira Realizações. O livro é acompanhado por um DVD que contém os filmes Dyrygent (2006), Acting Therapy (1976), e Zygmunt Molik’s Body Alphabet (2009), e uma extensa galeria de fotos.
“O problema das minhas oficinas é que não há ninguém para dar continuidade ao trabalho, com exceção de Jorge Parente, de Portugal, que mora em Paris. Ele será o meu sucessor, pois domina tudo com precisão. Ele conseguiu, tentou sozinho e deu certo. Está tudo bem. Então “nomo nis moriar” Não morrerei totalmente. Dexarei um sucessor. Não se trata apenas do Alfabeto, mas também de um trabalho que ele está a desenvolver com a voz com um coro gregoriano e o seu trabalho individual com cada pessoa. Ele segue o meu método de trabalho com competência."
Foi assim que Jorge Parente, actor e encenador português residente em Paris, herdou uma muito especial metodologia. Actualmente, ensina o método de Zygmunt Molik, em Inglaterra, Brasil, Croácia, França, Noruega, Polónia, Portugal e Tailândia.
As actividades de Jorge Parente estão em crescimento e requerem cada vez mais meios. A partir de 2016, Jorge Parente vai dispôr de um espaço de trabalho desenhado e construído especificamente para acolhê-lo em Montreuil dentro de La Guillotine que será o núcleo gravitacional da sua investigação, do seu trabalho pedagógico e das suas criações internacionais.
Abaixo é possível visionar a apresentação do Professor Paul Allain da Universidade de Kent, na Inglaterra, onde, por um lado, apresenta Zygmunt Molik e por outro, Jorge Parente, que fez a demonstração das acções do “Alfabeto do Corpo “ para o DVD do livro.